quarta-feira, janeiro 18, 2006

Homenagem Zeca Afonso - O andarilho


José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, nascido no dia 2 de Agosto de 1929 em Aveiro, foi um cantor que influenciou para sempre a música e a cultura portuguesas. Compositor multifacetado, percorreu no seu repertório diversas áreas musicais, das baladas de Coimbra à música tradicional, tendo também feito música para teatro.
Tornou-se, pois, referência incontornável a quem quer estudar a música portuguesa dos últimos quarenta anos. E dez anos depois da sua morte, a semente da sua obra musical ainda continua a dar frutos e a influenciar as novas gerações.
José Afonso, ou "Zeca", é admirado não só pela sua música mas também pela sua personalidade e forma de estar na vida. "Admito que a revolução seja uma utopia, mas no meu dia-a-dia procuro comportar-me como se ela fosse tangível. Continuo a pensar que devemos lutar onde exista opressão, seja a que nível for".
Um homem solidário, movido por causas e ideais que lhe pareciam justas. Um ser humano que vivia movido por uma utopia e que nunca parou muito tempo no mesmo lugar. Zeca Afonso era um andarilho.Uma das facetas que mais caracterizam José Afonso, e um dos motivos por que se tornou mais conhecido, foi a de cantor de intervenção, com tudo o que esse "rótulo" tem de positivo e negativo, quem não conhece a música "Grandola Vila Morena".. Como pessoa, sempre teve uma postura muito interventiva e alerta, que se reflectia na sua música. Logo desde o início da sua carreira usou as suas canções como uma forma de expressar o descontentamento com a situação do país e com a ditadura do Estado Novo. José Afonso morre na madrugada do dia 23 de Fevereiro de 1987 vitima de doença prelongada, no Hospital de Setúbal. O meu Bem Hajam o que fez pelo meu pais foi sem dúvida importante, pois sem ele talvez não tivesse-mos a liberdade que temos hoje... Obrigado Zeca...

8 comentários:

Anónimo disse...

O Zeca Afonso,foi grande, grande demais,para quem não o soube merecer. ...além de ser
um homem de esquerda, que lhe valeu, ver muitas das suas músicas proibidas! ...Gosto de ouvir e mainada :)

Tefius Malignus disse...

este SIM.....este foi, É e SERÁ ( porque está e estará sempre presente)o MAIOR; " Nunca mais te hás-de calar ó zeca para nós, canta sempre sem parar, que é seiva em flor a tua voz" (Zé mario Branco - Correspondencias)

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo com as palavras dos colegas, nomeadamente do Marco. Epá, só o sentimento de liberdade que nos transmitem as suas letras é qualquer coisa de excepcional. Gosto sobretudo da "Grândola Vila Morena" por motivos óbvios...mas há mais, muito mais neste Homem que deixou uma voz "que nunca se calará!!"
Quem não se irá calar sou eu...repetindo sempre em voz bem alta:
"Ó TEFES DO CARALHO...CONTINUEM QUE ISTO ESTÁ CADA VEZ MELHOR...É DAS CABRAS!!"

Um mega abraço do Felpas aos dois tefes mais cabras que alguma vez foram fabricados :)


Felpas

Anónimo disse...

Olá Luisito :D
Passei por aqui e como sou uma ganda exibicionista quis mostrar que passei ;)
Para já não vou tecer grandes comentários a este ou aquele autor/cantor em particular, limito-me apenas a dar a minha opinião geral de tudo o que vi. Empenhaste-te em falar/escrever sobre um tema que tu gostas e estás a sair-te muito bem! Estás a mostrar o teu gosto e admiração da forma como a sentes e dessa forma estás também a divulgar os mais diversos estilos para os que não os conhecem assim tão bem. Estou a gostar muito. Muitos parabéns e continua. :D

(Desculpa se isto ficou um cadito confuso, mas acho que se deve ao adiantado da hora e ao meu neuróniozito já estar apardalado (desculpas de mau pagador;)) )

Muitos beijinhos com muito carinho e...FORÇA! :D

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog! Repertórios para todos os gostos, mas sobretudo um hino à música.

Se ficámos orfãos do Zeca, para sempre seremos Filhos da Madrugada.

Um abraço

Anónimo disse...

Apesar de pensar que "A revolução dos Cravos" tenha sido uma farsa porque um pais não se faz de cravos, partilho da mesma opinião. Zeca Afonso foi grande!!! É por causa dele e da sua música mais conhecida, a famosa "Grândola Vila Morena" é que alguma juventude ainda não se perdeu na história (embora tenha como máxima... a liberdade de expressão...).
"Vampiros" e "Filhos da Madrugada" são referências musicas que passam gerações! Querem musica melhor que esta? Talvez durante este tempo todo, a 'Revolução' ficou aquém do que inspiram as musicas de Zeca!
Viviane... ouve Zeca Afonso depois vêm falar em "mover o pais"!

Anónimo disse...

Grande Zeca Afonso... Eu nao sou do tempo dele, mas gosto muito de o ouvir, principalmente quando ele canta "Grandola Vila Morena".. Parabens pelo post... [[[]]] Continua o bom trabalho.. :)))

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»