terça-feira, janeiro 31, 2006

Expressão da alma portuguesa


Meus caros leitores, silêncio vai-se cantar o FADO!!
O Fado é, hoje em dia, um símbolo mundialmente reconhecido de Portugal, desde há muitos anos representado no estrangeiro por Amália, e mais recentemente por Dulce Pontes, entre outros. Pelo mundo fora, ao nome do nosso país, associam-se de imediato duas coisas: as toiradas e o Fado. Adquirindo diversas formas consoante seja cantado no Porto, em Coimbra ou em Lisboa, o Fado é, por direito próprio, a expressão da alma portuguesa. O nosso país está, desde o seu nascimento, embebido num cruzamento de culturas. Foram primeiro os diversos povos que habitaram a zona que mais tarde se transformaria em Portugal e que deixaria os seus traços, foram os que invadiram o país já depois do seu nascimento, e são, ainda hoje, os diversos povos que aqui habitam e que contribuem para uma cultura comum. É neste sentido que é complicado apontar com toda a certeza a origem do Fado, mas todos os estudiosos garantem que esta remonta há muitos séculos atrás.
A explicação mais comumente aceite, pelo menos em relação ao fado de Lisboa, é de que este teria nascido a partir dos cânticos dos Mouros, que permaneceram nos arredores da cidade mesmo após a reconquista Cristã. A dolência e a melancolia daqueles cantos, que é tão comum no Fado, estaria na base dessa explicação. Há no entanto quem diga que na realidade o fado foi entrou em Portugal, mais uma vez pela porta de Lisboa, sob a forma do Lundum, uma música dos escravos brasileiros, que teria chegado até nós através dos marinheiros vindos das suas longas viagens, cerca de 1822. Só após algum tempo é que o Lundum se foi modificando, até se ter transformado no nosso Fado. A suportar esta hipótese está o facto de que as primeiras músicas dentro do género estavam de ligadas não só ao mar como às terras para lá daquele, onde habitavam os escravos. Veja-se o exemplo de uma das músicas cantadas pela Amália, chamada "O Barco Negro", que fala precisamente de uma sanzala. Uma outra hipótese considerada remonta o nascimento do fado à idade média, à época dos trovadores e dos jograis. Já nessa altura se encontravam nas músicas características que ainda hoje o facto conserva. Por exemplo, as cantigas de amigo, que eram os amores cantados por uma mulher, têm grandes semelhanças com diversos temas do fado de Lisboa. As cantigas de amor, que eram cantadas pelo homem para uma mulher, parecem encontrar parentesco no Fado de Coimbra, onde os estudantes entoam as suas canções debaixo da janela da amada. Temos ainda, da mesma época, as cantigas de sátira, ou de escárnio e mal dizer, que são ainda hoje mote tão frequente do fado, em críticas políticas e sociais. De qualquer modo, o fado parece ter surgido primeiramente em Lisboa e Porto, sendo depois transportado para Coimbra através dos estudantes Universitários (já que Coimbra foi, durante muitos anos, a cidade Universitária por excelência), e tendo aí adquirido características bastante diferentes.

In http://paginas.fe.up.pt/fado/por/index-port.html

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Homenagem Zeca Afonso - O andarilho


José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, nascido no dia 2 de Agosto de 1929 em Aveiro, foi um cantor que influenciou para sempre a música e a cultura portuguesas. Compositor multifacetado, percorreu no seu repertório diversas áreas musicais, das baladas de Coimbra à música tradicional, tendo também feito música para teatro.
Tornou-se, pois, referência incontornável a quem quer estudar a música portuguesa dos últimos quarenta anos. E dez anos depois da sua morte, a semente da sua obra musical ainda continua a dar frutos e a influenciar as novas gerações.
José Afonso, ou "Zeca", é admirado não só pela sua música mas também pela sua personalidade e forma de estar na vida. "Admito que a revolução seja uma utopia, mas no meu dia-a-dia procuro comportar-me como se ela fosse tangível. Continuo a pensar que devemos lutar onde exista opressão, seja a que nível for".
Um homem solidário, movido por causas e ideais que lhe pareciam justas. Um ser humano que vivia movido por uma utopia e que nunca parou muito tempo no mesmo lugar. Zeca Afonso era um andarilho.Uma das facetas que mais caracterizam José Afonso, e um dos motivos por que se tornou mais conhecido, foi a de cantor de intervenção, com tudo o que esse "rótulo" tem de positivo e negativo, quem não conhece a música "Grandola Vila Morena".. Como pessoa, sempre teve uma postura muito interventiva e alerta, que se reflectia na sua música. Logo desde o início da sua carreira usou as suas canções como uma forma de expressar o descontentamento com a situação do país e com a ditadura do Estado Novo. José Afonso morre na madrugada do dia 23 de Fevereiro de 1987 vitima de doença prelongada, no Hospital de Setúbal. O meu Bem Hajam o que fez pelo meu pais foi sem dúvida importante, pois sem ele talvez não tivesse-mos a liberdade que temos hoje... Obrigado Zeca...

domingo, janeiro 15, 2006

Jorge Palma



Bem pessoal desta vez vou falar-vos de um português, um dos musicos mais carismáticos de sempre quanto a mim, e um poeta acima de tudo, quem não conheçe as suas letras, algumas tão excentricas como o próprio o é...
De seu nome Jorge Manuel d’Abreu Palma nasceu em Lisboa, a 4 de Junho de 1950, e com apenas seis anos, ao mesmo tempo que aprendia a ler e a escrever, iniciou os seus estudos de piano, realizando, com apenas oito anos, a sua primeira audição no Conservatório Nacional, numa altura em que era aluno de Maria Fernanda Chichorro.
Em 1963, venceu o segundo prémio e uma menção honrosa num Concurso Internacional das Juventudes Musicais, realizado em Palma de Maiorca, ao mesmo tempo que prosseguia os seus estudos normais, primeiro no Liceu Camões, depois num Colégio Interno, em Mouriscas, perto de Abrantes.
O ano seguinte - 1964 - acabou por ser um ano chave na vida de Jorge Palma, pois marcou uma viragem a nível das suas preferências e práticas musicais, já que abandonou a música clássica, dedicando-se à música pop/rock, familiarizando-se com a guitarra numa base autodidacta.
A sua primeira tentativa de sobrevivência e autonomia como músico reporta-se a 1967, no Algarve, aonde, juntamente com músicos de Santarém, integra os Black Boys, experiência que durou poucos meses.
Em 1969, integra o grupo hard/rock Sindikato, ao mesmo tempo que estuda na Faculdade de Ciências de Lisboa. Com a inclusão de uma secção de metais, dá-se a aproximação da banda a uma sonoridade mais jazz-rock, acabando por participar na histórica 1ª edição do Festival de Vilar de Mouros, em 1971. Nessa altura, fruto do convívio com os vários músicos da banda - Rão Kyao, João Maló, Rui Cardoso, Vítor Mamede, entre outros - começa a trabalhar a nível da escrita musical e compõe as suas primeiras canções, curiosamente em inglês, acabando por gravar, com o Sindikato, um single e um álbum de versões.
A estreia a solo, no formato 45 r.p.m., verifica-se em 1972, com o single "The Nine Billion Names Of God", cujo tema título é baseado em "O Despertar dos Mágicos", um livro de contos, um bocado isotérico, da autoria de Jacques Berger. No mesmo ano realiza a sua primeira viagem transcontinental, que o leva aos Estados Unidos, Canadá e Caraíbas, abandonando os estudos de Engenharia. In www.jorgepalma.web.pt/primeira.htm vão lá dar uma espreitadela..

sábado, janeiro 07, 2006

Cyndi Lauper


E pronto já entramos neste novo ano de 2006, aproveito desde já para desejar a todos os leitores deste nosso recente blog um Feliz ano novo!
Vou dedicar este mês de Janeiro ás senhoras da música e escolhi para começar a magnifica Cyndi Lauper, espero que gostem!
Cynthia Ann Stephanie Lauper Thornton (22 de junho de 1953, Nova Iorque) é uma cantora americana, mais conhecida pelo nome artístico de Cyndi Lauper. Lauper gravou seu primeiro álbum em 1980 ao lado da Banda Blue Angel, não obteve sucesso, e seguiu para a carreira a solo. Lançou em 1983 seu primeiro álbum She's So Unusual, que viria lhe dar notoriedade em todo o mundo. O primeiro sucesso do álbum foi o hino da geração MTV "Girls Just Want To Have Fun", mas foi com o segundo single "Time After Time" que Cyndi Lauper atingiu o Top dos mais vendidos nos EUA e nos mais diversos países. Logo depois vieram "All Through The Night", "She Bop", "Money Changes Everything", Cyndi Lauper passou a ser conhecida no mundo inteiro, seus clipes eram exibidos com exaustão na MTV, suas músicas no rádio, seu estilo nada convencional sendo copiado por adolescentes da época. Todo esse sucesso lhe rendeu o Grammy de 1984, na categoria "melhor cantora revelação". Fica aqui para os amantes de Cyndi Lauper o link do seu site oficial tá muito bom. http://www.cyndilauper.com/